A Magia da Vida

A Magia da vida e a Construção da Felicidade

Obra inspiracional

© Fausto Marsol

Edição do Autor, Agosto 2021

Preço de capa 15 € (portes para Portugal incluídos).

Disponível apenas por encomenda directa, através deste site

Nota do Autor

O nome completo da obra é “A Magia da Vida e a Construção da Felicidade ou como superar adversidades sem perder o sorriso através da inteligência emocional e do ikigai”, querendo o título de alguma maneira resumir o conteúdo. Começado involuntariamente – pelo menos na forma livro – na enfermaria de pneumologia do piso 8 do Hospital de S.ta Maria, enquanto tentava sobreviver a uma embolia pulmonar bilateral e esperava pelo anunciado diagnóstico de um linfoma, só anos mais tarde ganhou forma e conteúdo.

Apesar dos portugueses não se sentirem um povo particularmente feliz (58º posição entre 150 países no Índice de Felicidade de 2021) e de terem um dos mais elevados consumos da Europa de felicidade em pílulas, na forma de ansiolíticos e antidepressivos, o tema da felicidade não parece ser uma prioridade editorial; daí a minha decisão de avançar com uma edição de autor.

Não estamos perante uma ficção em forma de romance ou perante um conjunto de histórias contadas, mas sim perante um escrito, começado numa enfermaria de S.ta Maria (Agosto 2014) entre a luta contra uma embolia pulmonar bilateral e a espera da confirmação anunciada de um linfoma. É uma obra que relata um pouco do que fui sentindo face àquelas adversidades e que procura explicar como superei tais maleitas, sem nunca perder o sorriso e com a intacta vontade de continuar a tocar para a frente novos projectos. Primeiro, foi Mutações (1), projecto de foto-arte digital, com exposições realizadas em vários pontos do país; agora, em forma de livro, é A Magia da Vida e a Construção da Felicidade ou como superar adversidades através da inteligência emocional (capítulo 4) e o ikigai (capítulo 5).

Ikigai é uma filosofia de vida oriental, ainda pouco conhecida em Portugal, que estará na base da felicidade e da longevidade de algumas comunidades japoneses, e que assenta nuns quantos pilares – no caso da minha obra, em 7.

Pelo meio do livro, teremos os Apontamentos de um internado (capítulo 2) e Ser pessoa (mais) inteira: corpo, emoções, sentimentos e razão (capítulo 3).  A fechar, encontrará A Magia da Vida e a Construção da Felicidade (capítulo 6) e a abrir, Em jeito de preâmbulo ou o que eu andei para aqui chegar e como sobrevivi a uma embolia pulmonar bilateral e a um linfoma em simultâneo e cá estou para partilhar consigo um tanto da estória (capítulo 1).  

Um texto fluido, próximo do leitor e eivado de humor, cuja leitura não deixará de acrescentar valor à gestão da sua vida, sobretudo na superação de situações adversas.